sábado, 11 de julho de 2009

Empresa orgulho dos brasileiros

Empresa orgulho dos brasileiros


Todo brasileiro e todo o cidadão desse planeta sabe da existência de uma das maiores empresas brasileiras, que representa o maior e melhor registro de competência e qualificação em sua atividade operacional.

Na realidade essa empresa, representa um conglomerado de outras empresas, todas irmanadas e coesas com os objetivos determinados pelo planejamento estratégico de sua holding, devidamente aprovado pelo Conselho de Administração;

E como toda grande empresa tem sua administração pautada em seus princípios que norteiam suas ações diretivas, resultando na expressividade de retorno operacional de qualquer investimento, entendendo que não somente o financeiro satisfaz ao investidor, mas toda a ação emanada da empresa que sejam voltadas para os aspectos sociais, ambientais, culturais, de continuidade e sustentabilidade inseridos em sua governaça corporativa.

Tem como princípios, os valores seguintes:

1. Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influencia;

2. Assegurar a não participação da empresa em violaçoes de direitos humanos;

3. Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito á negociação coletiva;

4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5. Erradicar efetivamente toda as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva;

6. Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego;

7. Assumir uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais;

8. Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental;

9. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis;

10. Combater a CORRUPÇÃO em todas as suas formas incluindo extorsão e suborno.


Informa ainda que há três (3) fatores de sustentabilidade que balizam a estratégia corporativa dessa grande empresa:

1. Crescimento integrado;

2. Rentabilidade;

3. Responsabilidade social e ambiental.

Em seus postulados da Governaça Corporativa, insere dois fatores de grande importancia, que são:

1. Credibidade;

2. Transparência.

Informa ainda que está plenamente capacitada para utilizar os mais avançados instrumentos de gestão empresarial, e que uma dessas empresas que compõe esse conjunto teve em 2008 o maior resultado financeiro da história.

No escopo de seus postulados informa que a AUDITORIA INTERNA está definida como:


“A Auditoria Interna planeja, executa e avalia as atividades de auditoria interna e atende ás solicitações da Alta Administração e de órgãos externos e c de controle. A companhia se vale também de auditoria externa, escolhida pelo Conselho de Administração, com restrição de prestação de serviço de consultoria. É obrigatório a cada cinco anos, o rodizio entre empresas de auditoria”.


Na informação essa grande empresa informa que seus demonstrativos foram auditados por uma grande empresa de auditoria que emitiu um relatório de “Relatório de Asseguração LIMITADA dos Auditores Independentes”.

As fontes dessas informações estão contidas no Balanço Social e Ambiental de 2008, e no Relatório Anual de 2008, dessa grande empresa brasileira.

Citada empresa está sendo objeto da abertura de uma CPI, solicitada pelo Senado Federal, que segundos os mesmos senadores, precisam ser esclarecidos, pois surgem algumas informações pecaminosas sobre a liberação de recursos destinadas à determinada responsabilidade social, ambiental e cultural.




Obstante ao tema do presente artigo, devemos entender que essa empresa realmente representa o orgulho dessa nação, o grande problema é sua potencialidade utilizada pela gestão politica, inclusive no seu Plano de Negócio 2009-2013, cita que o maior DESAFIO é a tomada de decisão em um ambiente de incertezas, quais sejam:

1. GEOPOLITÍCOS – Crise economica mundial, guerras e conflitos, Tensões Politicas, implicações ambientais, eleições, nacionalismo...

2. RECURSOS CRÍTICOS – Bens e Serviços, Recursos Humanos (Senioridade, baixa atratividade, criticidade de pessoal especializado).

3. GRANDES INCERTEZAS – Preço do Petróleo, Custos, Dinâmica da Demanda, Dinâmica da Oferta, Penetração dos Biocombustíveis e Desenvolvimento de Tecnologias Automotivas.



ELENITO ELIAS DA COSTA
Contador, Auditor, Analista Econômico Financeiro, assessor e consultor empresarial, Instrutor de Cursos do SEBRAE/CDL/CRC, Professor Universitário, Professor Universitário Avaliador do MEC/INEP do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, sócio da empresa Irmãos Empreendimentos Contábeis S/C Ltda, consultor do Portal da Classe Contábil, Revista Contábil Netlegis, articulista da Interfisco, autor de artigos publicados no Instituto de Contabilidade do Brasil, CRCBA, CRCPR, CRCMS, CRCRO, IBRACON (Boletim N5o.320), CTOC-Portugal, autor de livros.(E-mail: elenitoeliasdacosta@gmail.com).

Nenhum comentário: